domingo, 16 de março de 2008

INCREDIBLE HOG - Paulera Pura nos Anos 70


Bem, estreando as postagens do blog, resolvi falar um pouco sobre a subestimada banda INCREDIBLE HOG. É, provavelmente você nunca ouviu falar dessa banda, mas fique tranquilo que o problema não é com você.






Formada em 1972 na produtiva Londres, essa banda fazia um hardão daqueles! Uma pegada forte de guitarra, uma baixo grooveado e aquela bateria nervosa da época. O power-trio formado por Ken Gordon (vocal, guitarra, gaita), Jim Holmes (baixo) e Tony Awin (bateria) lançou apenas um álbum, intitulado simplesmente de Volume I, em 1973.

O que se pode ouvir nesse álbum é um hard setentista com toques bem "rock n' roll", riffs para todos os lados e uma produção extremamente crua, que dá o tempero. Os vocais de Ken Gordon muitas vezes lembram nosso amigo Ozzy Osbourne do recém famoso (à época) Black Sabbath. Mas aqui não há nada de obscuro ou terrorífico como a outra banda inglesa: O Incredible Hog não faz menção ao cramunhão e não se utiliza daquele famoso "si" do tritão. A banda toca com raiva, agressividade, mas segue a linha tradicional da hardera, com leves toques psicodélicos. Destaque para refrões ingênuos e e algumas vezes desconexos, simplesmente fantásticos. A gaita de Ken também é utilizada de maneira convincente e descontraída. Não faltou espaço para momentos mais lentos (recuso-me a utilizar a expressão "balada" para tal banda), representados pela ótima "Losing Myself". Outro ponto interessante é riff inicial de "Another Time", que nos remete diretamente ao AC/DC. No entanto, a banda australiana dos irmãos Young só iria lançar seu álbum de estréia, High Voltage, em 1975...

O Incredible Hog encerrou suas atividades aparentemente no mesmo ano de 1973, tendo feito apenas uma pequena turnê pela Inglaterra. Seu único registro é essencial para qualquer um que aprecie a "hardera setentista".




01 - Lame
02 - Wreck My Soul
03 - Execution
04 - Tadpole
05 - Another Time
06 - Warning
07 - Walk The Road
08 - There's A Man
09 - To The Sea
10 - Losing Myself

Link para o álbum (torrent)

Nenhum comentário: